Fonte: Cambridge University Press.
Yanilda María González, Authoritarian Police in Democracy, Contested Security in Latin America [Polícia Autoritária na Democracia, Segurança Contestada na América Latina]. Cambridge University Press. 2020.
Preço: 36,99 USD | 355 páginas
No Barômetro da América Latina de 2023, publicado pela Vanderbilt University, apenas 38% dos cidadãos da região expressaram confiança em suas forças policiais – muito atrás das forças armadas, das igrejas católicas e evangélicas. Embora alguns países, como El Salvador, tenham conseguido controlar o crime com medidas draconianas, incluindo prisões em massa sem o devido processo legal, muitos países da região ainda lutam com epidemias de violência. No Equador, alimentado por guerras de gangues transnacionais, os homicídios aumentaram em mais de 500% entre 2016 e 2022. Nos últimos anos, o México dissolveu sua Polícia Federal e a substituiu pela Guarda Nacional, mais musculosa e sob controle militar, e Honduras retirou e depois recolocou a Polícia Militar para a Ordem Pública dos sistemas prisionais do país após um massacre hediondo em uma penitenciária feminina. Até mesmo no Chile, onde os Carabineros têm sido considerados um padrão de competência e integridade, o exército agora está patrulhando a fronteira norte para coibir as drogas ilegais e a migração irregular, principalmente da Venezuela. Eles também foram enviados pelo governo Boric, de esquerda, para o sul do país para combater o crime, a violência e a agitação relacionados a conflitos não resolvidos com as comunidades indígenas mapuches. Em suma, as forças policiais da América Latina são simplesmente incapazes de atender às necessidades públicas de segurança do cidadão ou são insuficientes em sua constituição atual.
Sob esse prisma, o livro de Yanilda María González, Authoritarian Police in Democracy, Contested Security in Latin America, revela alguns dos principais obstáculos que impedem os governos latino-americanos de consolidar as reformas necessárias para garantir que o policiamento seja um bem público acessível a todos os cidadãos. Sua pesquisa se baseia em um extenso trabalho de campo que estuda a polícia estadual de São Paulo, Brasil, a polícia provincial de Buenos Aires, Argentina, e a Polícia Nacional da Colômbia entre os anos 1980 e o início dos anos 2010. Os três estudos de caso reforçam os desafios compartilhados e destacam dinâmicas locais e nacionais específicas. Sua tese abrangente é que há duas pré-condições necessárias para que a reforma da polícia se enraíze. Primeiro, é necessário que ocorra uma crise de segurança, um evento ou um escândalo para sustentar a opinião pública a favor da reforma da polícia. Em segundo lugar, a distribuição do poder político partidário precisa ser suficientemente competitiva, mas não excessivamente fragmentada, para permitir o surgimento de um campeão ou coalizão política pró-reforma e mobilizar ações políticas que também prometam benefícios políticos.
Os estudos de González levam a sério as consequências negativas das práticas comuns de policiamento sobre as comunidades marginalizadas que surgiram durante os processos de democratização da década de 1990, que, em grande parte, deixaram as forças policiais se governarem sozinhas, desde que não causassem problemas para as elites políticas. Enquanto as forças armadas da região foram obrigadas a reorientar sua subordinação à liderança e às prerrogativas civis após os acordos de paz e os processos de democratização mediados pela ONU, as forças policiais foram rebatizadas ou criadas a partir de uma nova roupagem em contextos de aumento do tráfico de drogas ilícitas e da urbanização do crime, em especial o crime juvenil. Entretanto, em todos os três estudos de caso abordados no livro, as forças policiais eram instituições de longa data.
Sua avaliação do policiamento em São Paulo revelou semelhanças convincentes com o policiamento nos Estados Unidos. Os políticos estaduais e locais estavam distribuindo os recursos de policiamento de forma desproporcional para os bairros de classe média alta devido à sua capacidade de exigir serviços por meio de petições e das urnas. Ao mesmo tempo, os bairros mais pobres, em sua maioria negros, tinham infraestrutura policial abaixo do padrão e recursos escassos; os moradores locais também estavam sujeitos ao uso arbitrário e excessivo da força ao interagir com a polícia.
Em Buenos Aires, González documenta como a polícia provincial foi usada pelas autoridades para espionar oponentes políticos – mesmo quando o processo de democratização estava em andamento – e, em troca, foi autorizada a usar táticas duras em seu envolvimento com criminosos locais e na proteção de esquemas liderados por policiais. Quando as autoridades tentaram controlá-los, eles retiveram os serviços de policiamento, gerando o descontentamento dos cidadãos. A reforma da polícia só foi iniciada em resposta à indignação popular quando a polícia matou um jornalista local no período que antecedeu as eleições provinciais.
A Colômbia é, talvez, o caso mais ingrato abordado no livro, com uma instituição policial nacional subordinada ao Ministério da Defesa e em conflito armado com guerrilhas de esquerda e cartéis de drogas altamente armados. A pesquisa de González identifica claramente os desafios que as instituições policiais enfrentam quando são levadas a missões fora de seus mandatos institucionais tradicionais. Nessas circunstâncias, os cidadãos vulneráveis que deveriam ser protegidos pela polícia acabaram sendo tratados como inimigos do Estado – presos entre o domínio de grupos armados ilegais e os esforços do governo para recuperar espaços não governados. Alguns acreditam que essa mentalidade se espalhou pelos recentes esforços da polícia na Colômbia para reprimir os protestos sociais urbanos durante a pandemia da COVID-19.
Authoritarian Police in Democracy abrange um período um tanto impreciso, principalmente da década de 1980 até o final dos anos 2000. Muita coisa aconteceu desde então, com algumas mudanças positivas nas forças policiais da América Latina, mas certamente não o suficiente. Por exemplo, na Colômbia, houve alguns esforços promissores, ainda que incipientes, para treinar novamente a polícia nas principais cidades sobre os princípios da justiça processual, como equidade e respeito, ao mesmo tempo em que se aumentou o número de interações positivas entre a polícia e a comunidade. No Brasil e na Argentina, as delegacias de polícia contam com agentes do sexo feminino com o objetivo específico de ajudar as mulheres que precisam interagir com o sistema de justiça criminal.
Apesar desses avanços positivos, ainda há muitos casos de uso excessivo da força e de corrupção em muitas das instituições policiais da América Latina. Não há escassez de pronunciamentos de políticos pedindo a reforma e a profissionalização das forças policiais. González enfatiza, com razão, que há uma diferença significativa entre o procedimento formal e a substância real, tanto em termos de democracia quanto de policiamento.
William H. Godnick é professor de prática do William J. Perry Center for Hemispheric Defense Studies na National Defense University em Washington, D.C. De 2009 a 2016, foi coordenador do programa de segurança pública do Centro Regional das Nações Unidas para a Paz, o Desarmamento e o Desenvolvimento na América Latina e no Caribe.
A Global Americans se orgulha de servir como uma plataforma que oferece análises aprofundadas sobre várias questões políticas, econômicas, ambientais e de relações exteriores no Hemisfério Ocidental. Os pontos de vista e opiniões expressos neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente os pontos de vista da Global Americans ou de qualquer pessoa associada a ela, e a publicação pela Global Americans não constitui um endosso de todos ou de parte dos pontos de vista expressos.